• +55 (31) 3290-2610 / 3290-2615

 

INAUGURADO O MEMORIAL “HERÓIS DO FOGO”

INAUGURADO O MEMORIAL “HERÓIS DO FOGO”

     Em concorrida e expressiva cerimônia na Academia de Bombeiros Militar, no dia 4 de julho, foi inaugurado o Memorial “Heróis do Fogo”, uma iniciativa do Coronel BM QOR Antônio Miguel Ferreira, Presidente da Confraria do Fogo, uma associação que tem por finalidade tratar de assuntos sociais e de interesse histórico do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, sem nenhum viés político ideológico e do Coronel BM Cleberson Pereira dos Santos, Comandante da ABM.

     A inauguração do Memorial coincide com a assinatura da Resolução 7997, do Comando-Geral do CBM, de 4 de julho de 2018, criando o dia dos Bombeiros Militares que faleceram em serviço, instituindo o “Dia do Herói”. O Memorial, projeto do artista plástico Robson Emerick de Azevedo foi inspirado nas arriscadas missões desses soldados, no trabalho de salvar vidas e bens.

     Os movimentos geométricos da peça em aço corten, representa os quatro elementos essenciais à vida: água, ar, fogo e terra, que devem estar em equilíbrio. Essa peça está encravada em uma base de granito com uma torre de extremidades assimétricas, onde estão afixadas placas de aço inox, com os nomes dos militares que faleceram em virtude de atos de serviço, desde o ano de 1930, quando ocorreu o primeiro óbito. Uma obra imponente, o Memorial foi construído próximo à entrada principal da Academia de Bombeiros Militar, uma lembrança dos heróis do passado para os cadetes de hoje, futuros oficiais do amanhã.

     O momento emocionante da solenidade, aconteceu durante o discurso do Coronel Miguel que, iniciou por nominar cada um dos companheiros que faleceram sob o seu comando e, depois realizou uma chamada simbólica de todos esses heróis, com os presentes respondendo PRESENTE. Na sequência, depois de uma silenciosa pausa, os acordes estridentes de uma corneta, soou o Toque de Silêncio. Presente, como maior autoridade militar, o General de Divisão Nolasco, Comandante da 4ª RM, quebrando o protocolo cerimonial, pediu a palavra e, durante o seu discurso, demonstrando grande conhecimento da atividade BM, exaltou o papel desses soldados, cujas virtudes da coragem, do destemor, da abnegação e do sacrifício, fazem parte do seu dia-a-dia. Por tudo isso, são os mais queridos por toda a comunidade.

     Também estiveram presentes, o Chefe do EMBM, Coronel BM Edgard Estevo da Silva, o Comandante da ABM, Coronel BM Cleberson Pereira dos Santos, o Auditor Setorial, Coronel BM Robespierre de Oliveira Silva, o Diretor de Logística e Finanças, Coronel BM Erlon Dias do Nascimento Botelho, do Corregedor, Coronel BM Marcus José Tibúrcio e o Diretor de Recursos Humanos, Coronel BM Erenito Alves Azeredo. Bombeiros de Minas: Vidas alheias e bens a salvar. Um lema sempre presente em suas atividades.


LOCALIZAÇÃO

Rua Diábase, 200 - Prado - Belo Horizonte/MG E-mail: faleconosco@clubedosoficiais.org.br Linhas de Ônibus: 4205 / 2103 / 2102 / 2152 / 3053 / 1360
Tel.: +55 (31) 3290-2610 / 3290-2615

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba nosso boletim:

REDES SOCIAIS

Copyrhight 2000/2016 - Todos os direitos reservados. Site desenvolvido pela ConsulteWeb.