• +55 (31) 3290-2610 / 3290-2615

 

Judô

Esporte especializado e olímpico, o Judô é uma arte marcial, onde busca-se o aperfeiçoamento mental, emocional e físico de seus praticantes.

Pode ser praticado a partir dos 4 anos de idade, onde a metodologia aplicada, visa a:

 

GI  義 - Justiça e Moralidade, Atitude direta, razão correta, decidir sem hesitar;
YUU 勇 - Coragem, Bravura heróica.
JIN  仁 - Compaixão, Benevolência.
REI  礼 - Polidez e Cortesia, Amabilidade.
MAKOTO 誠 - Sinceridade, Veracidade total.
MEIYO 誉- Honra, Glória.
CHUU 忠 - Dever e Lealdade.


 Além de ser uma arte praticada para competições, é voltada também para a defesa pessoal.

Judô, ou “caminho suave”, é o esporte idealizado pelo mestre Jigoro Kano, em 1882, sendo um tradicional método de educação física e moral através da luta.

Como modalidade competitiva, é disputado em uma área quadrada de tatames, com as dimensões de 8X8m, com os atletas distribuídos em sete categorias, de acordo com o peso. Atualmente, um dos competidores usa kimono azul e o outro, branco, facilitando a identificação pelo público, durante os combates. Osistema de pontuação leva em consideração os seguintes aspectos: posição que o atleta projetado toca o solo, tempo de imobilização e aplicação eficaz do forçamento da articulação do cotovelo ou do estrangulamento. As lutas são realizadas nos tempos de três, quatro e cinco minutos, conforme a idade dos atletas, podendo a vitória ocorrer por pontos, por desclassificação, por ausência ou por Ippon (técnica perfeita).


ORIGEM DO JUDÔO Judô teve sua origem no Jiu-Jitsu, luta criada por monges budistas, com o fim de defesa pessoal, já que estes necessitavam se proteger dos salteadores, durante as jornadas de difusão da religião para além das fronteiras da Índia. O Jiu-Jitsu era formado de várias modalidades:

O JUDÔ NO MUNDO

 

Após a derrota do Japão, na 2ª Guerra Mundial, os aliados proibiram a prática das atividades de luta. Contudo, em 1946, o Judô passou a ser ensinado aos militares ocidentais em serviço no Japão, sendo as aulas ministradas pelos professores do Instituto Kodokan, dentro da linha de pensamento do professor Jigoro Kano. Esses militares serviram de multiplicadores do Judô pelo mundo. A aceitação do Judô foi tanta, pelos países ocidentais, que a primeira instituição internacional organizada foi a União Européia de Judô, fundada em 1948.Em 1951, foi fundada a Federação Internacional de Judô, tendo como primeiro presidente Rissei Kano, filho de Jigoro Kano. Em 1956, foi realizado o primeiro Campeonato Mundial de Judô, na cidade de Tóquio, com a participação de 18 países. Em 1961, o holandês Anton Geesink quebrou a supremacia nipônica no contexto mundial ao se tornar campeão mundial. Em 1964, o Judô foi incluído como modalidade de demonstração na Olimpíada deTóquio.OJudô foi aceito como modalidade olímpica em 1972. Em 1980, na cidade de Nova Iorque, ocorreu o 1º Campeonato Mundial Feminino. Em 1988, o Judô feminino é incluído nas Olimpíadas de Seul como modalidade de demonstração e, em 1992, nos Jogos Olímpicos de Barcelona, o Judô feminino passou a ser uma modalidade olímpica.

 

O JUDÔ NO BRASIL

 

Os primeiros relatos de Judô datam de 1915, na cidade de Porto Alegre, com a exibição do professor Maeda, conhecido como Conde Koma, apelido que lhe foi dado devido à sua elegância e semblante sempre triste. Koma realizou, no Brasil, diversas apresentações da arte japonesa, mostrando técnicas de torções, defesas de agarrões, chaves de articulação, demonstrações com armas japonesas e desafios ao público, tendo realizado mais de mil confrontos em sua carreira, sem ser derrotado. Alguns relatos contam que o professor Maeda ministrou aulas na Academia Militar, sendo tal fato um dos motivos para futura incorporação da prática do Judô nos treinamentos militares. Até a década de 1930, os termos Judô e Jiu-Jitsu eram empregados indistintamente, denominando o mesmo sistema de técnicas, sendo que, na prática, essas lutas eram realizadas com finalidades distintas, a primeira por cultura e tradição social e a segunda, com fins comerciais, sobretudo na cidade de Manaus, onde os “barões da borracha” apostavam enormes somas de dinheiro.

 

No Brasil, a primeira instituição organizada de Judô foi a Associação Budokan, que, a partir de 1948, passou a realizar torneios anuais com a presença de atletas de suas filiadas. Em 1961, na França, o Brasil estreou sua participação em campeonatos mundiais, com o atleta Lhofei Shiozawa. Em 1965, o Brasil organizou o seu 1º Campeonato Mundial, na cidade do Rio de Janeiro.Em 18 de março de 1969, foi fundada a Confederação Brasileira de Judô, sendo homologada em 1972, competindo a esta dirigir, orientar e fiscalizar a prática do Judô em todo o território nacional, bem como desenvolver o sentimento de brasilidade, além da educação moral e cívica entre os que militam no desporto.Ainda em 1972, nos Jogos Olímpicos de Munique, o Brasil conquistou medalha de bronze, na categoria meio pesado, com Chiaki Ishi, sendo esta a 1ª medalha olímpica do Judô brasileiro. Em 1980, ocorreu, no Rio de Janeiro, a 1ª Competição Nacional Feminina. Em 1988, nas Olimpíadas de Seul, Aurélio Miguel, na categoria meio pesado, ganhou a 1ª medalha de ouro do Judô brasileiro.Em 2000, nos Jogos Olímpicos de Sydney, Tiago Camilo, na categoria leve, tornou-se o judoca mais novo a ganhar uma medalha olímpica. Em Atenas, 2004, Leandro Guilheiro, categoria leve, e Flávio Canto, categoria meio-médio, conquistaram o bronze. Atualmente, o Judô é praticado em academias, clubes e escolas, sendo muito respeitado como esporte disciplinador e competitivo, com milhares de atletas inscritos nas federações e ligas estaduais e nacionais.

 

 

Responsável pelo Dojô e Diretor Técnico do Centro de Treinamento de Judô do Clube dos Oficiais da Polícia Militar: Sensei Alexandre R Alves - Fx Preta 3º Dan


LOCALIZAÇÃO

Rua Diábase, 200 - Prado - Belo Horizonte/MG E-mail: faleconosco@clubedosoficiais.org.br Linhas de Ônibus: 4205 / 2103 / 2102 / 2152 / 3053 / 1360
Tel.: +55 (31) 3290-2610 / 3290-2615

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba nosso boletim:

REDES SOCIAIS

Copyrhight 2000/2016 - Todos os direitos reservados. Site desenvolvido pela ConsulteWeb.