• +55 (31) 3290-2610 / 3290-2615

 

xadrez

O Xadrez ensinado metodicamente constitui um sistema de estimulação intelectual capaz de aumentar o QI das crianças. Uma batalha lúdica que pode agradar, ajudar, ensinar e preparar diretamente os jovens para o mundo.

Segundo estudos, o aprendizado e a prática do Xadrez desenvolvem várias habilidades como atenção, concentração, julgamento, planejamento, antecipação, memória, vontade de vencer, paciência, autocontrole, espírito de decisão e coragem, lógica matemática, raciocínio analítico e sintético, criatividade, inteligência, organização metódica do estudo e o interesse pelas línguas estrangeiras.

O aluno adquire através da aprendizagem e prática enxadrística um método de raciocínio e de organização das relações abstratas e dos elementos simbólicos.

Trabalhos em psicopedagogia demonstram que o Xadrez é um precioso coadjuvante escolar, e até psicológico. Assim, pode-se utilizar inicialmente a motivação quase espontânea do aluno em relação ao Xadrez visando a provocar ou facilitar a sua compreensão em outras disciplinas.

No que concerne à matemática, podemos afirmar que o Xadrez é um dispositivo eficaz para a aprendizagem da aritmética :noções de troca, valor comparado das peças, controle de casas, enquanto exemplos de operações numéricas elementares. As aplicações Xadrez-matemática são bastante vastas e não são necessariamente de nível elementar, já que elas podem concernir: a análise combinatória e o cálculo de probabilidades; a estatística; a informática e a teoria dos jogos de estratégia.

O Xadrez pode auxiliar nas aulas de História, já que a história do Xadrez (desde o séc. VI) percorre por muitos séculos e está interligada com a história que se estuda. Ajuda na memorização de acontecimentos e datas importantes.

A importância da aprendizagem e da prática do Xadrez na infância e na adolescência vem sendo comprovada por inúmeras pesquisas realizadas tanto em países desenvolvidos como em países de terceiro mundo. Atualmente, admite-se que a atividade enxadrística favoreceu o desenvolvimento mental de crianças, além de lhes impor uma disciplina atrativa e agradável, quando ele é introduzido nas classes de baixo rendimento escolar, auxilia o desenvolvimento do sentimento de autoconfiança, visto que apresenta uma situação na qual os alunos têm a oportunidade de descobrir uma atividade onde podem se destacar e paralelamente progredir em outras disciplinas acadêmicas.

Sheridan Ribeiro

                                                                           

 


LOCALIZAÇÃO

Rua Diábase, 200 - Prado - Belo Horizonte/MG E-mail: faleconosco@clubedosoficiais.org.br Linhas de Ônibus: 4205 / 2103 / 2102 / 2152 / 3053 / 1360
Tel.: +55 (31) 3290-2610 / 3290-2615

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba nosso boletim:

REDES SOCIAIS

Copyrhight 2000/2016 - Todos os direitos reservados. Site desenvolvido pela ConsulteWeb.